O Cabeamento Estruturado é uma maneira padronizada para organizar os cabos de rede da sua empresa.
O avanço tecnológico, acabou por unificar os cabos e assim um único tipo de cabo pode ser utilizado para diversas finalidades como: telefonia, internet e câmeras.
Ocorre que os cabos possuem limitações e o que mais observamos no mercado são empresas adquirindo um computador de última geração com porta “Giga”, um Switch “Giga” e o cabo “Mega”.
Isso não vai permitir utilizar a velocidade “Giga”, pois o cabo que conecta os equipamentos não suporta esta velocidade.
Outro problema observado nas empresas são as mudanças.
Ao montar o escritório e não contratar um projeto de cabeamento estruturado, esta atribuição acaba ficando sob a responsabilidade do eletricista.
Em geral tem boa vontade, mas pouco conhecimento e acaba criando uma rede apenas para o projeto inicial sem pensar em futuras mudanças.
Quando a empresa precisar expandir, vai acabar se deparando com a indisponibilidade da rede para comportar o crescimento.
Por fim, muitos problemas nos computadores, especialmente relacionados a velocidade de acesso à internet ou aos servidores da empresa, estão relacionados com problemas no cabeamento e na utilização de equipamentos de rede que não foram corretamente dimensionados, ocasionando paradas não programadas comprometendo o rendimento da empresa.
Não vale à pena negligenciar no cabeamento da rede da sua empresa, ou mesmo sair instalando ativos como: Switches ou Access Points para acesso sem fio, sem consultar um profissional.
Geralmente a automedicação traz efeitos colaterais indesejados.
Avaliar a compatibilidade entre os ativos e a infraestrutura, definir o melhor projeto pensando em todas as possibilidades permite economia e evita prejuízos futuros.
Está enfrentando problemas na sua empresa?
Agende um horário conosco!
Uma conversa não custa nada e pode evitar muita dor de cabeça.