Roteadores são dispositivos usados em redes de computadores para encaminhar informações em pacotes de dados.
Eles fornecem conectividade entre dispositivos como computadores, smartphones e tablets em uma rede LAN (Local Area Network ou Rede Local) com a Internet.
Além disso, o roteador possui uma função especial:
- Encontrar o melhor caminho para enviar e receber dados, podendo priorizar não apenas as transmissões mais curtas, mas também as menos congestionadas.
Requisitos e funcionamento
Quando um serviço de Internet é contrato, é recebido um modem que fornece um único ponto de acesso à Internet.
Dessa forma, para compartilhar essa conexão com vários dispositivos, é necessário criar uma rede interna com o roteador, podendo assim estender a conexão de rede para outros computadores, e dispositivos móveis locais.
O roteador garante que o sinal chegue ao seu destino com mais eficiência, seguindo o melhor caminho possível para propagar os dados encaminhados a ele.
Os aparelhos mais modernos se conectam a um cabo de banda larga e possuem quatro saídas de cabos para o computador e uma antena.
Isso é parte essencial para que a transmissão do sinal funcione como uma conexão sem fio para alcançar dispositivos com conexão sem fio (wireless), como smartphones, tablets e laptops.
Roteadores sem fio, por exemplo, são usados para melhorar o desempenho e distribuição de conexões em redes de banda larga em grandes locais e para conectar vários dispositivos simultaneamente.
Roteadores sem fio estão sendo cada vez mais usados em aplicações cotidianas, como redes locais em shoppings, lojas, aeroportos, escolas.
Até mesmo em casa, oferecendo conexão de internet rápida, segura e sem complicações.
Tipos de roteadores
Existem dois tipos de roteadores: o estático e o dinâmico.
O primeiro existe em dispositivos que funcionam priorizando o caminho mais curto para o envio de pacotes, sem levar em conta possíveis congestionamentos de transmissão na rede.
O roteamento dinâmico, por outro lado, analisa através de algoritmos ou heurísticas, a avaliação prévia das condições da rede.
O roteador avalia quais as melhores rotas, tentando evitar caminhos, que poderiam estar congestionadas por excesso de transferência de dados.
Alguns tipos dinâmicos de roteadores também podem realizar tarefas de compressão de pacotes de dados para aumentar a taxa de transmissão.
Portanto, isso torna a transmissão mais eficiente, além de contribuir para a construção de firewalls, estabelecer “zonas desmilitarizadas” em redes com acesso restrito.
Entre em contato e saiba mais.