Um switch é um dispositivo físico ou lógico equipado com várias portas de comunicação que conectam elementos de uma rede para transmissão de dados, vídeo ou voz. Ele conecta todos os aparelhos em uma só rede, conseguindo transmitir vários pacotes de dados ao mesmo tempo.
Em geral, os switches são um componente comum das redes locais baseadas em padrão Ethernet, além de ter a capacidade de aumentar o desempenho da rede wi-fi e manter a comunicação sempre disponível, pois evita a colisão de dados da rede.
No entanto, não é incomum encontrar switches Fibre Channel (FC), Asynchronous Transfer Mode (ATM) ou InfiniBand em grandes estruturas de TI, como Datacenters e provedores de serviços de Internet.
Tipos de Switches
- Switches não gerenciável: é aquele que não necessita de configurações para funcionar, basta retirar da caixa, ligar na tomada e colocar os cabos que já irá funcionar (Plug-And-Play).
- Switches gerenciável: são os que precisam de certa configuração para funcionar, mas oferecem maior flexibilidade e capacidade. Sendo possível ter maior controle da rede, monitorando e ajustando localmente ou remotamente.
- Switches inteligentes: nada mais são do que comutadores que incorporam alguns serviços não oferecidos por switches não gerenciáveis, mas não são tão recheados de recursos como um switch gerenciável. Portanto, pode-se enquadrar os switches inteligentes entre os dois anteriores.