Desde o advento das soluções em nuvem, os ambientes de TI dentro das empresas se transformaram e se simplificaram, provocando algumas ações indesejadas por parte dos usuários, colocando em risco todo o ecossistema da empresa.
Isto se deu pela despreocupação com a infraestrutura local, já que todo o ambiente de serviços e aplicações agora se encontra fora da empresa, em local seguro e protegido.
Contudo, isso não deve ser assim. Veja as principais práticas para que o ambiente esteja em conformidade com a recomendações de qualidade e segurança sugeridas pelo mercado:
- Gestão de usuários interno e em nuvem
A autenticação de usuários deve permanecer e, o melhor a ser feito, é manter um ambiente de autenticação dentro da empresa e outro em nuvem, garantindo assim que, no caso de indisponibilidade de link de comunicação, os usuários internos não fiquem sem acesso às aplicações.
- Firewall com regras específicas para ambientes internos
O fato dos ambientes de servidores e aplicações estarem fora da empresa, não significa que as regras de proteção das aplicações e acessos precisam ser as mesmas. É necessária uma validação de permissões, tanto para o ambiente externo quanto para o interno, configurando firewalls de forma distintas, para que cada um proteja da maneira mais adequada cada uma das localidades.
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