O EAD, Educação a distância, cresceu em popularidade nos últimos anos: você, por exemplo, já se deparou com anúncios de instituições de ensino promovendo seu modelo EAD.
Ele é utilizado para identificar a modalidade de ensino que ocorre em ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma local para o processo de aprendizagem.
O desenvolvimento da tecnologia, em síntese, mudou nossa relação com a educação. O modelo de ensino a distância é resultado dessa mudança, dessa forma, se tornou prático e acessível.
Nesse ambiente, as interações habituais e necessárias para o ensino (ou a maioria) acontecem online, em que o estudante têm atividades e avaliações para realizar, assim como os cursos presenciais tradicionais.
No entanto, por ser um modelo online, os estudantes podem organizar suas próprias atividades diárias e turnos de estudo sem necessitar aderir a um horário estabelecido.
EAD e o Moodle
Moodle (acrônimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é uma plataforma online para aprendizado à distância, um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Por exemplo, nele, é possível fornecer cursos, aulas e todo tipo de treinamento online.
É um software livre que pode ser utilizado, configurado e customizado de acordo com as características do curso e as suas necessidades, onde você fará a gestão de percurso e o monitoramento do desempenho do estudante.
Em tal plataforma, existem muitos recursos para apoiar o ensino. Entre outras coisas, você pode:
- Criar, distribuir e organizar conteúdos de um ou mais cursos.
- Fornecer materiais didáticos.
- Realizar avaliações.
- Fazer animações.
- Propor de bates e chats.
- Gerenciar ferramentas de comunicação e interação entre alunos.
Ambiente Virtual (AVA)
O ambiente de aprendizagem online (AVA), é bem intuitivo para quem ensina e para quem aprende.
Fazemos a hospedagem profissional de sites educacionais, gerenciados pelo Moodle, onde por exemplo, podemos citar várias vantagens:
- Acesso imediato, já com o Moodle instalado e pronto para funcionar;
- A sua empresa poderá aproveitar da estrutura que já existe;
- Não há necessidade de contratação de profissionais de TI, tudo pode ser feito pelos próprios professores e coordenadores;
- Não é necessário alterar nada no site da empresa, o Portal Moodle roda em ambiente próprio;
- Ajuda e orientação online;
- Treinamento para o uso do Moodle.